02 dicas imperdíveis para você vender mais, e com mais segurança na Black Friday 2021

Com a proximidade de novembro, a Black Friday torna-se um dos principais temas do comércio. O evento, que acontece anualmente na última sexta-feira do mês e esse ano cai no dia 26 de novembro, é hoje um dos períodos de maior alta nas vendas do varejo.

Neste artigo, vamos falar sobre como os representantes comerciais podem vender mais e com mais segurança nessa data. Mas antes de entrarmos na estratégia, vamos conhecer um pouco mais a história da Black Friday?

Como surgiu a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e foi criada por lojistas com o intuito de aquecer as vendas que caem muito após um dos principais feriados norte-americano, o Dia de Ação de Graças, oferecendo produtos com descontos e esvaziando o estoque das lojas para as novidades do Natal.

Black Friday no Brasil

No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010 seguindo o modelo americano, mas sem relação ao Dia de Ação de Graças. Apesar do início modesto, a data vem ganhando cada vez mais relevância no calendário do varejo. Prova disso é que só em 2020 os pequenos e médios empreendedores (PMEs) tiveram um faturamento três vezes maior comparado à edição anterior, alcançando os R$59,7 milhões. A expectativa para 2021 é de novos recordes de faturamento.

Fonte: NuvemShop

Agora vamos para a prática! É bem provável que você já esteja tirando pedidos para a data, não é mesmo? Mas será que você se preparou o suficiente? Continue a leitura e confira as duas dicas imperdíveis que a Blu preparou exclusivamente para você, Rep Nota 1.000 da nossa Comunidade.

1-) Esqueça o discurso de desconto e entregue a solução Black Friday

Muitos lojistas adotam a Black Friday por acreditarem que aplicando a polícia de descontos, irão atrair ainda mais clientes para as suas lojas e consequentemente aumentar o lucro ao gerar mais vendas, mas já parou para pensar que na verdade eles acabam prejudicando seus negócios com a redução excessiva dos preços dos produtos para conseguir ser competitivo frente às grandes redes varejistas?

A verdade é que, quão menor e mais inexperiente o seu cliente for, mais ajuda ele precisará para não prejudicar o fluxo de caixa e você, representante comercial e parceiro do seu cliente, tem um papel fundamental nesse período. A premissa é simples: você precisa que o seu cliente compre o ano inteiro com você, e não somente durante uma data comemorativa, não é mesmo?!.

O primeiro passo, então, é conversar com toda a sua carteira e descobrir casos de sucesso de outros clientes para conseguir disseminar conhecimento para seus lojistas. O passo seguinte seria o suporte a ele, não focando  no discurso tradicional de “é possível você vender com desconto e ainda lucrar”, mas sim na solução Black Friday, por exemplo:  a data é um momento para queima de estoque, correto? Por isso, é mais sensato ele adquirir produtos “encalhados” do seu fornecedor do que lançar novos produtos já com desconto. Essa última estratégia, inclusive, é altamente prejudicial, pois seu cliente corre o risco de ter sua margem e reputação afetadas inclusive na maior alta de vendas do mercado, que é o Natal.

2-) Ofereça facilidades de pagamento: tirar seu pedido via Blu é sempre a melhor opção!

Como o lojista precisa oferecer desconto para o cliente final, ele vai negociar para que você e sua fábrica ofereçam ainda mais desconto para ele. Mas não adianta tentar tirar um pedido à vista, mesmo que esse seja o menor preço, se ele somente pode pagar à prazo. Entenda o momento do seu lojista, a realidade financeira do mesmo, e ofereça soluções que façam diferença no negócio dele.  

A Blu é a forma mais barata do seu cliente comprar com os fornecedores que você representa e ter mais competitividade na Black Friday!

Antecipação Zero: Solução de Pagamento à fornecedores exclusiva da Blu

Com a Antecipação Zero, seu cliente vende em até 12x e compra com você com taxa zero de antecipação. Isso gera uma economia de até 10% para o negócio dele, e você ainda tem os recebíveis de cartão de crédito do seu cliente como garantia total de recebimento, zerando a inadimplência.

A Antecipação Zero ainda elimina a necessidade de análise e limite de crédito e libera o potencial das suas vendas. Não é demais?

Como funciona a Antecipação Zero na prática?

Faça a negociação com o seu cliente e solicite para o seu fornecedor a cobrança via Blu

Seu fornecedor envia a cobrança para o seu cliente através de um sistema integrado com a Blu.

Seu cliente recebe de forma automática a cobrança

Seu cliente receberá a cobrança na Conta Digital Blu dele e, assim que ele aceitar, a mercadoria é enviada para ele.

Economia para o seu cliente e risco zero de inadimplência para você

Ao aceitar a cobrança via Antecipação Zero, seu cliente poderá, sem nenhuma taxa para ele, usar o saldo

E você ainda ganha prêmios em dinheiro indicando o seu cliente para a Blu!

👉 Indicação Premiada: R$500 a cada indicação de clientes que aderirem à Blu.


Ficou alguma dúvida?

Converse com o seu assessor! Temos um time dedicado para atender você.

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *