Três dicas para inovar a sua rota comercial e se adaptar ao novo cotidiano gerado pela pandemia

O isolamento social é uma medida recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter a pandemia do COVID-19, mas com o avanço da campanha de vacinação no Brasil, sabemos que você, Rep das nossas indústrias parceiras, já deve estar retomando as suas rotas presenciais, depois de tanto tempo sem poder ter contato físico com o seu lojista.

Estamos vivendo tempos difíceis e todo mundo precisa se adaptar a uma nova forma de atuação em suas profissões e com os representantes comerciais também não é diferente. E, pensando nisso, a Blu criou um conteúdo especial para que você possa encontrar soluções e oportunidades frente aos desafios deste momento e dos que virão. Vamos juntos?


Antes de tudo, conheça e aplique os protocolos de segurança!

Usar máscara, fazer higienização com álcool em gel e manter distanciamento: essas são as recomendações básicas para evitar a contaminação e propagação do Coronavírus. Mas somente essas práticas não são suficientes para uma volta ao trabalho segura.

Práticas que estão sendo adotadas por empresas que já retomaram suas atividades presenciais incluem:

  • Evitar reuniões de portas fechadas para diminuir os pontos de contato, preferindo sempre ambientes ventilados;
  • Redobrar os cuidados com a limpeza;
  • E não menos importante: desestimular o compartilhamento de objetos, comidas e itens de higiene pessoal.

Na sua rotina, tenha atenção redobrada com práticas corriqueiras como troca de cartões de visita, materiais impressos e troca de pertences, como, por exemplo, uma caneta.

Converse também com seus lojistas sobre essas boas práticas para lidar com esse momento. Lembre-se que a sua saúde e a do seu cliente vem sempre em primeiro lugar!

Confira 3 aplicativos que vão te ajudar nesse novo momento:

Aplicativos de Localização
Aplicativos de Digitalização de Cartões de Visita
Aplicativos de Digitalização de Documentos

1. Otimize o seu tempo nas visitas

Para não perder tempo no trânsito em engarrafamentos e grandes deslocamentos desnecessários, você pode utilizar aplicativos gratuitos para celulares, tablets e computadores que irão te ajudar a roteirizar suas visitas e torná-las otimizadas, diminuindo o tempo que você está realizando em sua rota. Como, por exemplo, aplicativos como Google Maps e Waze.

O Google Maps é um dos mais populares aplicativos de navegação por GPS. O app é uma excelente opção para criar rotas rapidamente e facilitar viagens e a locomoção diária em diferentes meios de transporte.

Como criar rotas no Google Maps:

Pelo celular [Android, iPhone e iPad]

  1. Abra o aplicativo do Google Maps no seu celular ou tablet;
  2. Busque pelo seu destino na barra de pesquisa à direita;
  3. Toque em “Rotas” no canto inferior esquerdo. O ícone é uma seta para a direita;
  4. Selecione qual será o ponto de partida;
  5. Escolha uma das opções de locomoção: carro, transporte público, a pé, bicicleta, voo ou transporte por aplicativo.
  6. Você pode adicionar até nove paradas. Para incluir uma nova parada, toque em “…” no canto superior direito e depois em “Adicionar parada”.
  7. Ao tocar em “…” > “Opções de trajeto”, você consegue optar por evitar rodovias, pedágios ou balsas no percurso. Também é possível compartilhar a rota com outras pessoas em aplicativos de terceiros. 

Pelo PC [Navegador]

  1. Abra o Google Maps no seu browser;
  2. Clique em “Pesquisar no Google Maps”, digite o nome do destino e confirme;
  3. Defina qual será o ponto de partida;
  4. Escolha se a rota será feita por carro, transporte público, a pé, bicicleta ou voo;
  5. Clique em “Adicionar destino” se quiser incluir paradas. Para alterar a ordem das paradas, clique no destino que você quer mover e o arraste para cima ou para baixo.

Além disso, com o Google Maps você pode escolher os melhores caminhos para chegar mais rapidamente ao seu destino!

Já no Waze, você pode encontrar as melhores rotas até o seu destino, com menos engarrafamento, paradas ou acidentes, por exemplo. Com eles, usuários podem interagir entre si e com o app, alimentando o Waze com atualizações em tempo real sobre acidentes, blitzes policiais, congestionamentos, interdições e outras ocorrências.

O grande destaque do Waze é a capacidade de navegação por comando de voz, ou seja, você pode pedir para ele traçar uma rota e, ao mesmo tempo, o Waze guia você por voz até ela.

Como personalizar sua rota com o Waze:

Você pode configurar o Waze para evitar certos tipos de caminhos, como ruas de terra ou vias expressas, e considerar desvios específicos. Com o Waze é possível tudo isso e mais, como evitar pedágios e conseguir rotas de acordo com o tipo de veículo e evitar áreas de rodízio, por exemplo.

  1. Abra o Waze, toque na lupa e depois na engrenagem;
  2. Toque em “Navegação”;
  3. Ligue ou desligue as configurações de navegação da maneira que achar melhor;
  4. Em “Tipo de veículo”, especifique o tipo para receber rotas específicas;
  5. Em “Placa do veículo”, informe os dois últimos números da placa para receber rotas considerando os dias do rodízio da sua cidade.

2. Leve seu cartão de visita no seu celular

Você provavelmente vive recebendo cartões dos seus contatos profissionais. A verdade é que essa ainda é uma forma prática e rápida que usamos para compartilhar informações de contato com terceiros.

Que tal então apostar na tecnologia para inovar, ter mais segurança em suas visitas, e ainda se tornar um profissional mais ecológico e moderno?

Um aplicativo que está se tornando cada vez mais utilizado é o CamCard, que digitaliza os cartões de visita e salva automaticamente as informações no seu celular. 

Criando e compartilhando o seu cartão virtual

A primeira coisa que você fará no CamCard é criar o seu E-card, ou cartão virtual. Para isso, é só você capturar uma imagem do seu cartão, incluir a sua própria foto, e o cartão virtual estará pronto. A partir daí você poderá compartilhá-lo através das redes sociais, como WhatsApp, Facebook, Twitter, e-mail, ou através de um QR Code.

E se a pessoa com quem você compartilhou o seu E-card também possuir o CamCard instalado, tudo fica ainda mais fácil. Ela só precisará de um click para ter as suas informações completas em sua lista de contatos. Dessa forma você estará otimizando o seu tempo e de todos com quem você se relaciona.

3. Digitalize seus documentos e diminua o uso de papel

O Docscan permite que você faça o scanner de qualquer documento a partir do seu celular ou tablet, facilitando a vida de pessoas que precisam realizar digitalizações de papéis, principalmente documentos, de forma rápida.

Ele pode ajudar você, representantes comercial, a ter mais controle sobre os documentos que você carrega no dia a dia, diminuindo a perda ou extravio. Além disso, ele transforma as capturas de imagem que você faz no seu celular em documentos no formato PDF e, assim, você terá mais facilidade e capacidade de compartilhar esses documentos com sua indústria, com seus lojistas e com quem mais quiser.

Lembre-se: em um momento onde todo cuidado deve ser redobrado, esse aplicativo ainda te ajuda a reduzir os riscos de contaminação através do contato físico que a distribuição de material proporciona.

Como usar o DocScan:

O CamScanner pode ser instalado em celulares com sistema Android e IOS

  1. Para instalar, vá para a área de aplicativos do seu celular
  2. Localize “camscanner” e instale
  3. Abra o aplicativo já instalado;
  4. Posicione os documentos a serem digitalizados em uma mesa ou suporte;
  5. Na página inicial do aplicativo, clique no ícone verde da máquina fotográfica;
  6. Selecione as opções no rodapé “Docs” e “Várias Páginas/Página Única”,
  7. Posicione o documento a ser digitalizado no espaço da foto
  8. Aperte o botão da máquina fotográfica para digitalizar;
  9. Digitalize todas as páginas que são necessárias para você;
  10. Corrija as fotos digitalizadas conforme sua preferência ;
  11. Clique no símbolo do visto para salvar;
  12. Na lista das imagens digitalizadas, clique no botão de compartilhamento e selecione o local onde será(ão) compartilhado(s) o(s) arquivo(s), por exemplo, e-mail, Google Drive, Whatsapp
  13. Selecione a opção de formato em PDF para melhor compartilhamento;
  14. Clique em salvar e aparecerá uma mensagem de “Compartilhado com Sucesso!”

Pronto! Agora você pode compartilhar os arquivos com seus clientes, reduzir o uso de papel, de contaminação através deles e ter ainda mais controle sobre seus documentos mais importantes!

#DicaBlu

Utilize a tecnologia a seu favor! Além de você estar inovando em seus negócios e contribuindo para o sucesso das suas vendas, você ainda está se cuidando e cuidando dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *