8 dicas para descomplicar a vida do representante comercial

Muita gente pensa que a única função de um representante comercial é vender. Mas você, Rep Nota 1.000, sabe na prática que a realidade é bem diferente, não é?

Como representante, provavelmente você já precisou ou ainda precisa executar ações administrativas, de relacionamento com o cliente ou suporte. Tudo isso porque é preciso conquistar a confiança do cliente para manter relacionamentos de longo prazo.

Para tornar-se um excelente representante de vendas e executar da maior maneira possível todas essas tarefas, o comportamento profissional é fundamental. É preciso ter uma série de habilidades que devem ser estudadas continuamente e aperfeiçoadas com a prática. Saber elaborar estratégias, ser organizado e utilizar ferramentas para aumentar a eficiência do trabalho são alguns caminhos possíveis.

Para te ajudar, eu listei 8 dicas que ajudam a melhorar a rotina do representante comercial. Confira:


1. Avalie sua estratégia

Cada representante possui um método específico de trabalho. Alguns preferem a abordagem direta, outros já começam o dia organizando pedidos e visitas. Também faz parte da estratégia elaborar um “roteiro” de como será feita a apresentação ao cliente e quando se deve entrar em contato.

Tudo pode variar conforme as características do profissional e suas necessidades. Você só precisa avaliar qual estratégia combina mais com você e se aperfeiçoar nela.

2. Seja organizado

Não vale apenas para papéis e documentos relacionados ao trabalho. Ser organizado envolve também as horas destinadas às tarefas para evitar atrasos. Organizar o tempo e os processos auxilia no relacionamento com o cliente e no aumento das vendas, que ocorrem de acordo com os problemas que deixam de surgir com a organização. E, caso haja algum imprevisto, o representante tem mais agilidade para solucioná-lo.

Aqui, vale também a dica de organização em uma tarefa essencial para o representante comercial: a rota de visitas. Eu já falei sobre o assunto neste artigo, mas vale repetir: as visitas aos clientes precisam ser planejadas. Dessa forma, você ganha tempo, eficiência e consegue visitar ainda mais locais, o que proporciona um relevante aumento em sua produtividade.

3. Amplie a network

Relacionar-se com profissionais de outros segmentos pode render novos negócios. Uma rede de contatos sólida e expansível ajuda a aumentar a carteira de clientes de maneira significativa.

4. Faça uma análise dos resultados

Os indicadores mais importantes aferidos pelos representantes são as vendas fechadas. Entretanto, há outros que também demonstram se os esforços estão dando certo e ajudam a determinar o caminho a seguir.

Vale a pena ficar de olho em indicadores importantes para um profissional de vendas, como tempo e custo de venda, por exemplo.

5. Tenha uma boa gestão de pós-vendas

O pós vendas é fundamental para manter a fidelidade do cliente. É aqui que você vai garantir que o relacionamento entre vocês dure por mais tempo e gere novos negócios.

6. Conheça o produto vendido

Todo representante comercial deve conhecer muito bem aquilo que vende. Estude as funcionalidades e os pontos positivos e negativos do produto para que possa tirar todas as dúvidas do cliente. Vá além do manual do produto: converse com integrantes da empresa que representa e com clientes que já realizaram a compra, por exemplo.

7. Utilize um bom software de gestão

Aproveite a tecnologia para impulsionar sua performance. Um software de gestão permite que você tenha todas as informações que precisa em um só lugar. Além disso, ele gera relatórios completos para que possa tomar decisões. Isso facilita sua organização, evita perda de tempo procurando informações e demonstra mais profissionalismo.

8. Identifique as necessidades do cliente

Conhecer o público para o qual o seu produto se destina é imprescindível para traçar sua estratégia de atuação. Isso evita que você perca tempo com pessoas que não precisam ou não têm interesse no seu produto e permite que se prepare melhor para atender quem pode fechar vendas.

Fique atento a cada detalhe e tenha em mente que aquilo que o seu cliente diz pode te ajudar a entender melhor as necessidades dele, o que pode ocasionar mais oportunidades para que você, Rep Nota 1.000, consiga ajudá-lo mais e, por consequência, vender mais.


Essas foram as minhas dicas de hoje! Quer saber mais? Venha conversar comigo, que te ajudo no entendimento de todos esses pontos e assim poderemos crescer juntos!

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